Primeiro dia do evento contou com palestra ministrada pela presidente da ABS-RS, a biomédica Caroline Dani, abordando o consumo moderado do vinho
“Vinho bom é que aquele que você lembra – Os cenários do consumo moderado de vinho” foi o tema da palestra realizada na manhã dessa quarta-feira (2/10), pela presidente da seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommelier (ABS-RS), a biomédica Dra. Caroline Dani. A apresentação constou do primeiro dia do Simpósio Internacional Vinho e Saúde que segue até amanhã, como evento paralelo integrante da ProWine São Paulo 2024.
O simpósio conta com a chancela da Organização da Vinha e Vinho (OIV) e reune especialistas para discutir os benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde. O evento é uma oportunidade para profissionais da saúde, agentes públicos e consumidores se aprofundarem em décadas de pesquisas científicas sobre o tema.
Como parte a programação do evento, também ocorreu o lançamento da Campanha Vinho Legal, uma iniciativa da Câmara Setorial da Uva, Vinhos e Derivados, em parceria com o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e diversas entidades setoriais, contando com o apoio da ABS-RS.
Divulgação
O movimento nacional busca conscientizar o consumidor sobre a importância de adquirir produtos de procedência garantida e alertar sobre os perigos do consumo de vinhos ilegais. Motivado pelo aumento no número de apreensões no Brasil e pela proliferação de produtos sem comprovação de origem nas redes sociais, a entidade está engajada na campanha, que adota o slogan “Invista na sua saúde, beba vinho legal”.
Além dos prejuízos econômicos, o consumo de vinhos ilegais pode representar sérios riscos à saúde, já que esses produtos não passam por controle de qualidade ou análises do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“O lançamento da campanha é um marco na defesa da saúde pública e da economia do setor. Queremos alertar os consumidores sobre os perigos do consumo de vinhos sem procedência e reforçar a importância de adquirir produtos com garantia de qualidade. Vinhos ilegais podem causar graves prejuízos à saúde e à nossa economia, e esta campanha visa conscientizar sobre os riscos e incentivar o consumo responsável de vinhos legalmente certificados”, acrescenta Rebellatto.
*Comunicação ABS-RS com conteúdo do Consevitis-RS
Comments