O valor pagará a mensalidade de 114 crianças carentes em escolas de ensino infantil da Serra Gaúcha
O leilão beneficente promovido pela regional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) arrecadou R$ 40 mil para o projeto Mão Amiga, de Caxias do Sul. O valor pagará a mensalidade de 114 crianças carentes em escolas de ensino infantil da Serra Gaúcha. Foram arrematados 14 lotes do Chimas Corte Singular 02, sendo três lotes leiloados exclusivamente no formato online.
O projeto Mão Amiga é conduzido pelos Freis Capuchinhos. Capitaneado pelo Frei Jaime Bettega, a iniciativa é um guarda-chuva sob o qual diversos projetos sociais são conduzidos em toda a Serra Gaúcha, ajudando desde crianças carentes, passando por refeições a baixo custo, acolhimento de moradores de rua, até o lar para idosos Recanto da Compaixão. Como uma forma de dar transparência ao leilão, os valores dos lances foram depositados pelos próprios arrematantes diretamente na conta corrente da entidade beneficiada, sem haver a necessidade de intermediários.
“Obrigado a todos os envolvidos, como as indústrias e as vinícolas, e aos participantes do leilão, um gesto maravilhoso. Obrigado por terem eleito a solidariedade como um aval de bondade e amor ao próximo. O vinho é alegria e festa e sabemos que muitas pessoas, principalmente crianças, não fazem parte dessa festa da dignidade”, saudou Frei Jaime Bettega, presidente da Associação Mão Amiga, se dirigindo aos presentes no leilão. “A ABS-RS representa a sommellerie. A função de bem servir vem acompanhada da obrigatoriedade, humildade e respeito. Respeito que vai desde o cliente a quem atendemos diretamente até o terroir”, afirmou Júlio César Kunz, presidente da associação que em quase uma década de existência formou 996 novos sommelières e sommeliers altamente qualificados em todo o Brasil nas modalidades online e presencial.
O Chimas Corte Singular 02 é um blend de vinhos de dez vinícolas, seis castas, quatro safras (2020, 2021, 2022 e 2023) e quatro terroirs (Campanha, Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra). O vinho, elaborado sob a curadoria da ABS-RS, resultou em 401 garrafas, que tem um preço estimado unitário para o mercado de mais de R$ 200. Todo o trabalho foi feito de forma voluntária por cada uma das empresas e profissionais que participaram das diferentes fases do processo.
As vinícolas que participaram do projeto foram a Vinícola Ales Victoria, Vinícola Almaúnica, Cooperativa Vinícola Aurora, Vinícola Arte Viva, Vinícola Don Affonso, Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Grupo Miolo, Amitié Espumantes e Vinhos, Cooperativa Vinícola São João, Petronius Beverages, Casa Perini e Möet Hennessy do Brasil. Além disso, outras empresas do ramo também apoiaram com outros materiais e serviços, como a Cristiano Escola Leilões, Azul Cargo, Unt Design, MW Lacres, Degráfica Gráfica, Trianon Group, Gráfica Plug, Gráfica Reuna, Neomovil e Cavalli Embalagens.
O pré-lançamento da terceira edição do livro “101 Vinhos Brasileiros”, do escritor Michael Waller, e o anúncio dos vencedores do Prêmio ABS-RS 2023 (veja a relação completa a seguir), também fizeram parte da cerimônia. Um jantar foi oferecido aos finalistas, assim como para quem desejasse participar presencialmente do leilão que teve como palco o Spa do Vinho, em Bento Gonçalves. O evento teve como apoiadores Ouro o Hotel e Spa do Vinho, os Castelos do Vale e o Sebrae-RS. A Jopemar é o apoiador Prata. A iniciativa ainda contou com o apoio do Consevitis-RS e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Vencedores do Prêmio ABS-RS 2023
Carta de vinhos destaque 2023
Enoteca 75
Vinícola destaque 2023
Cave Geisse
Serviço de vinho em restaurante destaque 2023
Trattoria Mamma Gema
Winebar destaque 2023
Champanharia Garibaldi
Melhor Experiência em enoturismo destaque 2023
Casa Valduga
Personalidade do vinho destaque 2023
André Gasperin
Loja de vinhos destaque 2023
Adega Refinaria
Paisagem vitícola destaque 2023
Vale dos Vinhedos
Adega de supermercado destaque 2023
Grupo Zaffari
Embaixador ABS-RS 2023
Michael Waller
Comments