Marcas da resiliência -Valparaíso lança lote histórico de brandy
- ABS-RS
- 28 de jan.
- 3 min de leitura
Brandy Ignez de Torrontés – Edição Limitada Inundação mantém na garrafa uma fina camada da lama que inundou a vinícola gaúcha durante as enchentes de 2024
Passados nove meses da enchente que mudou a vida de milhares de pessoas e marcou a história do Rio Grande do Sul, há muito a ser reconstruído e reeguido. E uma oportunidade ímpar de seguir apoiando quem foi atingido pelas chuvas e enchentes do ano passado e ainda inserir na adega um produto com história dentro e fora da garrafa está sendo oferecida pela vinícola Valparaíso.
Localizada no município de Barão, a empresa foi fortemente afetada, tendo ficado com parte de sua estrutura produtiva invadida e imersa na lama por dias. Maquinário, barricas, garrafas foram danificadas. Na reorganização, os proprietários conseguiram salvar parte dos produtos que estavam engarrafados. Entre eles, garrafas de um brandy feito com a uva Torrontés, engarrafado, mas ainda não rotulado, recebido dias antes da tragédia.
Fotos divulgação Vinícola Valparaíso

Por sugestão do diretor de vinhos da seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), Júlio César Kunz, a proprietária Naiana Argenta optou por não limpar completamente a lama desse produto, mantendo uma fina camada na parte superior dos “ombros” das garrafas.
“Ele sugeriu que fizéssemos o mesmo que uma vinícola na Alemanha que sofreu uma enchente e soube valorizar o fato histórico”, lembra ela. Das 845 garrafas, 180 mantiveram a marca da capacidade que os empreendedores tem de se reerguerem.
O lote é vendido em uma caixa especial de madeira para preservar a camada de lama depositada sobre o vasilhame, com uma de suas faces transparente, em acrílico, para permitir a visualização. Atrás da garrafa o kit revela uma aquarela da artista Yukie Kabashima, que retratou em tons terrosos a resiliência da Valparaiso, e também uma poesia redigida por Naiana. “Fiz naquele momento em que o coração estava apertado”, desabafa.

Além das emoções e da história, o brandy de Torrontés lançado no final de 2024 já está entre os cinco melhores do Brasil pelo Wines of Brazil Awards, premiação realizada pelo ViniBraExpo.
O produto foi elaborado a partir da uva Torrontés de cultivo sustentável, com fermentação espontânea. Ele foi destilado duas vezes e foi envelhecido por três anos em barricas de carvalho francês. É versátil e pode ser apreciada puro ou com gelo, além de ser usado na elaboração de coquetéis como Sidecar, Brandy Alexander ou Vieux Carré. O preço com a embalagem de madeira e acrílico é de R$ 599.
A venda desta edição especial é somente realizada diretamente com o produtor, via Instagram (@valparaiso_vinhos_e_vinhedos) ou pelo WhatsApp (54) 98123.2918. As entregas são realizadas para todo o país.

Brandy Ignez de Torrontés – Edição Limitada Inundação
Descrição: Elaborado com uva Torrontés de cultivo sustentável, com fermentação espontânea, bidestilado e envelhecido por três anos em barricas de carvalho francês.
Embalagem: Disponível em uma caixa especial de madeira para preservar a camada de lama depositada sobre a garrafa, com tampa transparente em acrílico para permitir a visualização. O kit traz uma aquarela da artista Yukie Kabashima, que retratou em tons terrosos a resiliência da Valparaiso, e ainda uma poesia redigida por Naiana Argenta, proprietária da vinícola.
Destaque: Listado entre os cinco melhores brandys do Brasil pelo Wines of Brazil Awards 2024, premiação realizada pelo ViniBraExpo.
Valor: R$ 599
Onde comprar:
- Diretamente na vinícola, em Barão
- Pelo Instagram @valparaiso_vinhos_e_vinhedos
- Pelo WhatsApp (54) 98123.2918
As entregas são realizadas para todo o país
Comments